Psicodrama: onde fazer?

O criador do Psicodrama, Jacob Levy Moreno, deixou aos seus seguidores um exemplo de dedicação à investigação psicológica e social. Com grande cultura e clareza filosófica, descobriu em sua paixão pelo teatro uma forma audaciosa e otimista de intervenção terapêutica. Contrariando o movimento médico da época, usou as técnicas dramáticas com o mesmo atrevimento e coragem visíveis em suas obras. É, portanto, de uma enorme responsabilidade o estudo e a aplicação desta metodologia. Tentamos auxiliar, aqui neste post, a responder à questão Psicodrama: onde fazer?

psicodrama-onde-fazer-febrap-federadas

Existe por trás do Psicodrama uma teoria renovadora da análise do homem e seus vínculos, com grande conteúdo emocional. Moreno criou um movimento baseado na espontaneidade e na criatividade, que se espalhou e se consolidou mundialmente. Hoje existem vários grupos e instituições que se dedicam a utilizar e divulgar o Psicodrama.

Buscando uma formação sólida em Psicodrama: onde fazer?

Existem muitas diferenças na forma e na essência das diversas formações disponíveis para quem busca a especialização em Psicodrama. O principal diferencial é a manutenção de sua essência, focada nas bases teóricas e investigativas das obras deixadas por Moreno.

O Psicodrama se sustenta sobre alguns pilares e técnicas e no princípio da espontaneidade como impulso para a criatividade. Teoria dos papeis, tele, empatia, co-inconsciente e matriz de identidade fazem parte do vocabulário do Psicodrama. E a ação dramática é o ambiente onde acontecem as transformações.

LEIA TAMBÉM:
O que é o Psicodrama para a Psicologia?
Qual é o significado de Psicodrama, Psicodramatista e Psicodramático?
Por que o psicodrama é importante?
Mercado de trabalho para Psicodrama

Porém, Psicodrama não é teatro, é uma metodologia. O coordenador de sua aplicação não é simplesmente um diretor teatral, é um profissional especialista na aplicação da metodologia. Uma formação de qualidade duvidosa pode ter consequências desastrosas, tanto para o psicodramatista quanto para o indivíduo ou grupo participante.

Psicodrama: onde fazer uma especialização séria e responsável?

Uma boa escola de Psicodrama deve formar psicodramatistas capazes de provocar transformações radicais e positivas na vida das pessoas. Para isso, deve seguir a filosofia, a ética e as práticas deixadas por Moreno e ter facilitadores experientes e seguros. Os princípios teóricos devem estar aliados à prática supervisionada, resultando em uma formação comprometida e sólida.

A FEBRAP (Federação Brasileira de Psicodrama) atesta a idoneidade e a competência das 28 escolas associadas, espalhadas por todo o país. Reserve um tempo para conhecer nosso portal e encontrar a melhor decisão sobre onde fazer Psicodrama!