Qual é o significado de Psicodrama, Psicodramatista e Psicodramático?

Psicodrama, Psicodramatista e Psicodramático são termos que se referem a uma metodologia que utiliza a ação dramática para investigar e tratar as relações interpessoais. Jacob Levy Moreno, seu criador, utilizou como base o Teatro do Improviso para criar o Teatro da Espontaneidade, base do Psicodrama. Focando nas relações interpessoais, o Psicodrama induz a um crescimento individual e coletivo, a partir da encenação dramática de situações específicas.

O Psicodrama é uma ferramenta que provoca transformações profundas no indivíduo, suas relações, convicções pessoais e ideologias onde se apoia. Define-se como sendo a investigação da alma através da ação. Tendo como alicerce a espontaneidade, a criatividade e a empatia, possui fundamentações baseadas no teatro e nas inter-relações.

Princípios básicos do Psicodrama

O Psicodrama utiliza as comunicações verbal e não verbal para produzir limpeza emocional e descobertas cognitivas. Orienta-se pela emoção e pela co-criação, fazendo ressurgir situações, sensações e sentimentos que ajudam na reconstrução da personalidade.

Além de espontaneidade, criatividade e empatia, utiliza os conceitos de Tele, Co-inconsciente, Teoria dos Papeis e Matriz de Identidade. A cena dramática acontece em um cenário improvisado e tem seu foco na ação de um protagonista. Todo o processo é dirigido e acompanhado por um diretor.

O diretor do Psicodrama

O diretor da ação é o terapeuta, que cria um ambiente favorável e motivado para que todos se envolvam. Além de um poderoso conhecimento teórico sobre as ferramentas, este profissional deve possuir alto nível de intuição e compreensão subjetiva. Essas qualidades são fundamentais para a escolha correta das técnicas e do momento certo para sua aplicação.

A responsabilidade de um diretor de Psicodrama é bastante alta, pois todo o processo está sob sua coordenação. Todas as etapas, desde o envolvimento efetivo do grupo até o compartilhamento final, dependem da competência desse profissional.

Psicodrama, Psicodramatista e Psicodramático

Temos, portanto, o significado de Psicodrama, Psicodramatista e Psicodramático. Psicodrama é a metodologia criada por Moreno, cuja aplicabilidade é extensa e os resultados são excelentes. É amplamente utilizado nos campos da saúde, educação, empresas e projetos sociais.

Você pode gostar de ler:
Por que o psicodrama é importante?
Mercado de trabalho para Psicodrama
5 razões para fazer especialização em Psicodrama
Psicodrama e Sociodrama: diferenças x benefícios
Saiba como escolher uma escola de Psicodrama no Brasil

Por outro lado, os conceitos, princípios e características relacionados ao Psicodrama recebem a designação de psicodramáticos. Todos os termos usados na metodologia, como, por exemplo, protagonista, cena, cenário, diretor, papel, têm origem no teatro convencional. Porém aqui eles são psicodramáticos, pois são aplicados com conotação terapêutica e psicológica.

O diretor do Psicodrama, responsável pela utilização correta das técnicas, pelo acompanhamento e pelos resultados de sua aplicação, denomina-se Psicodramatista.

Conheça mais sobre os termos Psicodrama, Psicodramatista e Psicodramático em dos Cursos de Especialização em Psicodrama oferecidos pelas nossas federadas. Visite o site da FEBRAP e saiba tudo sobre Psicodrama.