Quem somos?

O que é o Fórum Ibero-Americano de Psicodrama?
“O FIP surge da necessidade de ter seu próprio espaço, o que reflete desenvolvimentos psicodramáticos em seus diversos aspectos, nas sociedades hispano-portuguesa-americanas, sociedades que têm seus próprios problemas, suas crises econômicas, políticas e sociais, que produzem e, por sua vez, são recriadas em múltiplas cenas psico e sociodramáticas, grupo e comunidade, em inúmeras performances de teatro espontâneo, em infinitas máscaras de dor e alegria, de tristeza e esperança de nossos povos”, como mencionado no site da Associação Espanhola de Psicodrama (http://www.aepsicodrama.es/).

O FIP leva em conta a heterogeneidade das orientações e contribuições contemporâneas na área psicoterapêutica clínica, bem como nos ambientes educacional, trabalhista e comunitário, que ocorrem em nossos territórios. Nessa perspectiva, a FIP propõe um espaço integrador dessa multiplicidade, configurando-se como um espaço de encontro.

É no Primeiro Congresso, em Salamanca (Espanha), em 1997, quando é fundado o Fórum Ibero-Americano de Psicodrama. Seguindo por:

1999 – Brasil
2001 – Portugal
2003 – Argentina
2005 – México
2007 – Espanha
2009 – Equador
2011 – Cuba
2013 – Argentina
2015 – Chile
2017 – Portugal
2019 – Costa Rica
2021 – Uruguai

O objetivo disso é realizar, a cada dois anos, um novo congresso, alternando sua sede nos países da América Latina e caribe, além de Espanha e Portugal, países que sediam sua adesão ao FIP.

Inicialmente, o Fórum foi fundado com as seguintes associações, escolas e países membros: Associação Espanhola de Psicodrama (AEP), Escola Mexicana de Psicodrama e Sociometria (EMPS), Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP), Sociedade Argentina de Psicodrama (SAP) e Sociedade Portuguesa de Psicodrama (SPP).

Desde então, outros países membros da América Latina foram incorporados, por meio de associações e escolas – que são adicionados aos fundamentais.

Atualmente, o FIP é composto pelos seguintes países membros:

Argentina (Llamada, Red de Psicodramatistas en Argentina); Brasil (Federação Brasileira de Psicodrama —FEBRAP—); Chile (Centro de Estudios de Psicodrama de Chile —CEP— y Escuela de Psicodrama y Dramaterapia de Santiago —EDRAS—); Costa Rica (Instituto Costarricense de Psicodrama —ICOPSI— y Asociación de Psicodrama, Sociometría y Teatro Espontáneo de Costa Rica —ASISTE—); Cuba (Sociedad Cubana de Psicología y Sección de Psicoterapia de Grupo); Ecuador (Asociación de Psicodrama y Sociometría de Ecuador —APSE—); España (Asociación Española de Psicodrama —AEP—); México (Escuela Mexicana de Psicodrama y Sociometría —EMPS—); Portugal (Sociedade Portuguesa de Psicodrama —SPP—); Uruguay (Compañía PERSONA, de Psicodrama y Artes psicológicas); Venezuela (Escuela Venezolana de Psicodrama

Delegações FIP

1. Andréa Claudia de Souza, Sergio Perazzo e Lucio Ferracini – FEBRAP/ BRASIL
2. Yuyo Bello y Jaime Winkler – Escuela Mexicana de Psicodrama y Sociometria / MÉXICO
3. Natacha Navarro, Esperanza Fernández y Alejandro Jiliberto – Asociación Española de Psicodrama  – AEP / ESPANHA
4. Edwin Muñoz y Myren Lucia Losada – Esc Venezoela de Psicodrama / VENEZUELA
5. Úrsula Hauser y Xenia Rodríguez; ASISTE ( Asociación de Psicodrama, Societria y Teatro espontáneo Costa Rica) e
Grazia Lomonte y Joel Maroto, Icopsi , Istituto Costarricense de Psicodrama / COSTA RICA
6. Carmen De los Santos – Compañía Persona. / URUGUAY
7. José Luís Mesquita – Sociedade Portugal de Psicodrama / PORTUGAL
8. Liliana Fasano y Adriana Piterbarg – Red de Psicodramatistas: LLAMADA / ARGENTINA
9. Manuel Muñoz y Anna- Cristina Ruiz Morale – Asociación de Psicodrama del Ecuador – APSE / EQUADOR
10. Antonio Castrillon y Gloria Reyes Centro de Estudios de Psicodrama Chile e  Pedro Torres – EDRAS / CHILE
11. Matilde Molina – Sección de Psicodrama de la Sociedad Cubana de Psicología / CUBA