Psicodrama agora!

Por Januário Júnior. Jacob Levy Moreno, criador do método psicodramático, imaginava que Deus primeiro criava e só então refletia sobre o que havia gerado. Vale dizer, de acordo com Guimarães (2020), que não tratamos aqui da existência ou inexistência de Deus, mas de uma referência para o grau máximo de criatividade. E ele dizia também, …

Psicodrama agora! Leia mais »

Análise Psicodramática de um conto, Corcel afogueado, ou o Périplo de Orosmindo de Artur Ribeiro Cruz.

  Por Sérgio Serrano. Arthur Ribeiro Cruz nos conduz de forma deliciosa no universo do personagem Orosmindo Abdias dos Reis e de seus vocábulos clássicos resgatados de nossa língua materna, muito bem colocados na narrativa desse texto*. Resgatados leia-se incorporados na história desse personagem e em todas as suas ações. Como ilustração dessa incorporação, pense …

Análise Psicodramática de um conto, Corcel afogueado, ou o Périplo de Orosmindo de Artur Ribeiro Cruz. Leia mais »

Qual a relação entre Criatividade e Psicodrama?

O Psicodrama, instrumento prático das teorias de Jacob Levy Moreno, tem como um de seus alicerces a espontaneidade. Por sua vez, a espontaneidade é o componente essencial da criatividade. No Psicodrama, a representação dramática libera o fluxo das expressões individuais espontâneas. As técnicas psicodramáticas, baseadas na teoria dos papeis, trabalham a originalidade, a mobilidade e …

Qual a relação entre Criatividade e Psicodrama? Leia mais »

Benefícios do Psicodrama Organizacional nas empresas

Trabalhar em empresas é mais do que desenvolver tarefas. Há todo um universo de relações, pressões e, repetidas vezes, competitividade. Da mesma maneira, as pessoas enfrentam situações de estresse e conflitos em suas vidas pessoais. Isso também reflete no ambiente de trabalho. No final, o desgaste mental e emocional passa a gerar crise nas relações …

Benefícios do Psicodrama Organizacional nas empresas Leia mais »

Quando o Psicodrama é aplicado como psicoterapia?

A proposta de Jacob Levy Moreno originou-se da percepção sobre o potencial das atuações dramáticas para produzir reflexões pessoais. O processo de dramatização, da forma como é conduzida pelo Psicodrama, é mais do que simplesmente uma repetição de papéis. Ele gera insights profundos ao permitir a compreensão dos comportamentos assumidos em cada papel desempenhado. O …

Quando o Psicodrama é aplicado como psicoterapia? Leia mais »

Psicodrama: onde fazer?

O criador do Psicodrama, Jacob Levy Moreno, deixou aos seus seguidores um exemplo de dedicação à investigação psicológica e social. Com grande cultura e clareza filosófica, descobriu em sua paixão pelo teatro uma forma audaciosa e otimista de intervenção terapêutica. Contrariando o movimento médico da época, usou as técnicas dramáticas com o mesmo atrevimento e …

Psicodrama: onde fazer? Leia mais »

O que é o Psicodrama para a Psicologia?

Por sua vocação para o autoconhecimento e a investigação reflexiva das relações interpessoais, o Psicodrama nasceu para ser uma terapia. Como tal, elimina os bloqueios, reconhecendo e substituindo papeis, que não pertencem ao indivíduo, por uma nova percepção de si mesmo. Na trajetória, libera os potenciais individuais que estavam escondidos e permite o avanço pelo …

O que é o Psicodrama para a Psicologia? Leia mais »

Qual é o significado de Psicodrama, Psicodramatista e Psicodramático?

Psicodrama, Psicodramatista e Psicodramático são termos que se referem a uma metodologia que utiliza a ação dramática para investigar e tratar as relações interpessoais. Jacob Levy Moreno, seu criador, utilizou como base o Teatro do Improviso para criar o Teatro da Espontaneidade, base do Psicodrama. Focando nas relações interpessoais, o Psicodrama induz a um crescimento …

Qual é o significado de Psicodrama, Psicodramatista e Psicodramático? Leia mais »

Por que o psicodrama é importante?

No mundo pós-moderno, conturbado e frenético, as pessoas estão constantemente esquecidas de si mesmas, suas necessidades, desejos e relações. No ambiente profissional, onde passam a maior parte do tempo, e em suas casas, perdem seus potenciais emocionais e criativos. Na correria do dia a dia, enlouquecem na criação de papeis adequados para a conquista do …

Por que o psicodrama é importante? Leia mais »