Psicodrama agora!

Por Januário Júnior. Jacob Levy Moreno, criador do método psicodramático, imaginava que Deus primeiro criava e só então refletia sobre o que havia gerado. Vale dizer, de acordo com Guimarães (2020), que não tratamos aqui da existência ou inexistência de Deus, mas de uma referência para o grau máximo de criatividade. E ele dizia também, …

Psicodrama agora! Leia mais »

DE SAPOS A PRÍNCIPES E PRINCESAS: O resgate do brincar

Por Wladinéia Danielski  Segundo Jacob Levy Moreno (1889 -1974), criador do Psicodrama, nascemos espontâneos e criativos, mas, na medida em que somos envolvidos pelo turbilhão da sociedade onde nos inserimos ao nascer, vamos nos alienando dessas potencialidades. Para Moreno urge uma revolução criadora, a fim de resgatarmos a criatividade e assim nos tornarmos protagonistas de …

DE SAPOS A PRÍNCIPES E PRINCESAS: O resgate do brincar Leia mais »

Reflexões sobre os dias que antecedem e os dias pós eleição presidencial: Reflexos nas famílias.

Por Júlia Casulari Motta. O planeta Terra está vivendo uma crise de valores sem precedentes na história. Notícias de guerras, conflitos internos nos países, crises econômicas, eleições e tumultos sociais acontecendo por todo lado. Como se estivéssemos revivendo uma torre de Babel com dois lados extremados. Ambos com dificuldades de ouvir. Neste cenário o contato …

Reflexões sobre os dias que antecedem e os dias pós eleição presidencial: Reflexos nas famílias. Leia mais »

Socionomia

Por Andréa Claudia de Souza. Segundo Bareicha (2010) a origem do termo Socionomia veio com Ward em 1898, a partir das proposições de Augusto Comte e Emile Durkheim. Adotam o sufixo onomia para designar a ciência que lida com as leis provenientes do encontro das “forças sociais” e o conjunto de sentimentos e potencialidades, que …

Socionomia Leia mais »

A construção do orgulhar-se pessoa LGBTQIAP+, o que o Psicodrama tem a ver com isso?

Orgulhar-se não é uma tarefa tão simples assim, né? Por Wesley Miranda Marques. Eu sei muito bem disso, por muito tempo eu não consegui. Por muito tempo eu não me aceitava, não me orgulhava de ser eu, claro que por influências das muitas vivências e experiências que eu vivi e que dificultavam esse “orgulhar-se”. A …

A construção do orgulhar-se pessoa LGBTQIAP+, o que o Psicodrama tem a ver com isso? Leia mais »

Análise Psicodramática de um conto, Corcel afogueado, ou o Périplo de Orosmindo de Artur Ribeiro Cruz.

  Por Sérgio Serrano. Arthur Ribeiro Cruz nos conduz de forma deliciosa no universo do personagem Orosmindo Abdias dos Reis e de seus vocábulos clássicos resgatados de nossa língua materna, muito bem colocados na narrativa desse texto*. Resgatados leia-se incorporados na história desse personagem e em todas as suas ações. Como ilustração dessa incorporação, pense …

Análise Psicodramática de um conto, Corcel afogueado, ou o Périplo de Orosmindo de Artur Ribeiro Cruz. Leia mais »

Qual a relação entre Criatividade e Psicodrama?

O Psicodrama, instrumento prático das teorias de Jacob Levy Moreno, tem como um de seus alicerces a espontaneidade. Por sua vez, a espontaneidade é o componente essencial da criatividade. No Psicodrama, a representação dramática libera o fluxo das expressões individuais espontâneas. As técnicas psicodramáticas, baseadas na teoria dos papeis, trabalham a originalidade, a mobilidade e …

Qual a relação entre Criatividade e Psicodrama? Leia mais »

Benefícios do Psicodrama Organizacional nas empresas

Trabalhar em empresas é mais do que desenvolver tarefas. Há todo um universo de relações, pressões e, repetidas vezes, competitividade. Da mesma maneira, as pessoas enfrentam situações de estresse e conflitos em suas vidas pessoais. Isso também reflete no ambiente de trabalho. No final, o desgaste mental e emocional passa a gerar crise nas relações …

Benefícios do Psicodrama Organizacional nas empresas Leia mais »

Quando o Psicodrama é aplicado como psicoterapia?

A proposta de Jacob Levy Moreno originou-se da percepção sobre o potencial das atuações dramáticas para produzir reflexões pessoais. O processo de dramatização, da forma como é conduzida pelo Psicodrama, é mais do que simplesmente uma repetição de papéis. Ele gera insights profundos ao permitir a compreensão dos comportamentos assumidos em cada papel desempenhado. O …

Quando o Psicodrama é aplicado como psicoterapia? Leia mais »