O que é Psicodrama e porque você deveria estudar ainda neste ano

O termo Psicodrama tornou conhecido e popularizou uma ciência denominada Socionomia, criada por Jacob Levy Moreno (1889-1974). Consiste na investigação da alma por meio da ação. Do grego vêm as palavras “psyche”, que significa espírito, e “dráma”, que é ação. Portanto, trata-se da utilização da ação dramática para a investigação reflexiva sobre as relações interpessoais. O encontro desta ciência de leis sociais e suas relações com o teatro dramático resultou no nascimento da metodologia. A partir daí, podemos definir o que é Psicodrama e sua utilidade. Reconhece se aqui uma proposta de trabalho com grupos que leva a uma expansão dos recursos individuais, necessários para lidar com a realidade.

O foco da abordagem é o reconhecimento dos conflitos e diferenças, a análise das alternativas de solução e a busca de novas maneiras de atuar no meio social. Segundo o site Psicologia Viva, Moreno concluiu que “a atuação dramática de conflitos – a teoria dos papéis – propicia a melhor visualização dos mesmos e de suas soluções possíveis”.

O que é Psicodrama – Alicerces teóricos

Segundo a teoria de papéis, o ser humano constrói suas formas de se relacionar com o mundo a partir das interações com os outros seres, criando para si mesmo um conjunto versátil de potencialidades variadas, denominado papel social. A função do Psicodrama é liberar, tratar e desenvolver alguns “papéis” que porventura tenham ficado inibidos pelas circunstâncias da vida e do meio.

Baseado em espontaneidade, criatividade, empatia e na capacidade de percepção objetiva dos acontecimentos e inter-relações, o Psicodrama é indicado para atuações onde se exija o trabalho relacional.
Além disso, considera as vivências e sentimentos, conscientes ou não, comuns aos integrantes do grupo ou indivíduo e sua matriz de identidade.

A emoção co-criada pelo grupo integra o individual ao coletivo e a visão interna à realidade, através da comunicação, seja verbal ou não verbal. Nas palavras de Jacob Levy Moreno, “então, ver-te-ei com os teus olhos e tu ver-me-ás com os meus”.

O que é Psicodrama – A prática psicodramática

 

A metodologia tem como base o envolvimento dos participantes, de forma espontânea e criativa, devendo seu desenvolvimento ser conduzido por um coordenador. Cabe a este direcionar a criação do enredo, do cenário e a da cena, com a contribuição de cada participante. A prática começa pelo compartilhamento de situações, sensações ou impressões que estejam impactando o grupo. Continua com a utilização de técnicas psicodramáticas, culminando com as reflexões sobre a experiência vivida durante o processo.

 

As técnicas psicodramáticas podem ser utilizadas em qualquer contexto, criando um vasto campo de oportunidades para contribuir no cenário psicossocial e educacional.
É uma metodologia contemporânea que cria ambientes de tratamento, desenvolvimento e aprendizagem de alto impacto. Utiliza a ação como instrumento do conhecimento, obra de construção da consciência, apropriação da realidade e meio relacional. Sendo assim, é ideal em qualquer campo de atuação profissional em que se pretenda trabalhar com grupos e/ou com conteúdos de comunicação, percepção e de relações. Na área psicoterápica, a metodologia tem sido aplicada em clínicas, hospitais e consultórios. Com foco social, é empregada na ressocialização de presidiários, no resgate da autoestima da população de baixa renda desempregada, nas situações de violência doméstica, entre outros diversos campos.
É também largamente difundida nas escolas, empresas e instituições comunitárias.

Em nível universitário, está presente nos currículos dos cursos de Psicologia, Medicina e Educação e em programas de pós-graduação. Enfim, é um método comprovadamente efetivo de intervenção e pesquisa nas relações interpessoais.

O que é Psicodrama – E por que você deveria estudar
ainda neste ano?

 

Atuar profissionalmente no cenário atual do mundo contemporâneo exige estar preparado. Demanda estar a par de metodologias que sejam eficientes e eficazes frente aos desafios. Requer encarar a nossa necessidade de humanização em todos campos das ciências, sejam elas humanas, exatas ou biológicas, pois em todas será necessária a inteligência relacional. Desta forma o Psicodrama torna-se uma metodologia ímpar para quem procura estar fortalecido para qualquer atuação profissional.

A principal função do Psicodrama é causar reflexões sobre seus modelos de relacionamento, compreendendo as diferenças entre suas experiências e as dos outros. Desse modo, torna-se um agente transformador em qualquer esfera da vida pessoal e profissional.

Visite o site da Febrap e saiba o que é Psicodrama e as formas de se especializar.
Você vai descobrir que é este curso que deveria fazer ainda neste ano.