Aplicação

Criado por Jacob Levy Moreno, médico romeno nascido em 1889, de origem judaica (sefaradim) e falecido em 1974 em Beacon/EUA, o PSICODRAMA é um método de intervenção e pesquisa nas relações interpessoais, na forma grupal e individual. O Psicodrama sob a ótica psicoterápica é desenvolvido em clínicas, hospitais e consultórios médicos – psicológicos. Em sua vertente educacional é muito difundido em escolas, empresas e instituições comunitárias. Na Universidade integra currículos de cursos de Psicologia, Medicina e Educação além de ser ministrado em cursos de pós-graduação.

O psicodrama como método de intervenção e pesquisa das relações interpessoais pode ser desenvolvido tanto no âmbito preventivo quanto curativo, individual ou grupalmente, com objetivos psicoterápicos, educacionais ou socio terápicos.

O Psicodrama com foco psicoterápico vem sendo desenvolvido em hospitais, consultórios particulares de psicologia/psiquiatria ou ambulatórios públicos. Visa o desenvolvimento dos indivíduos, trabalhando no sentido de ampliar seus repertórios de respostas para enfrentar situações novas ou auxiliá-los a se desvincularem de padrões repetitivos anteriormente aprendidos.

” No cenário Psicodramático tudo é atual. O passado é presente. O futuro também o é. O cenário psicodramático é sempre a perspectiva de um mundo novo, de um momento novo não vivido na vida do passado. Não importa somente a revelação da vivência passada. Importa mais o presente. A vivência do momento atual é um convite a uma comunicação transformadora; é a tentativa de “desintelectualizar” o ser humano para um contato mais verdadeiro, mais emocional, mais pessoal – o encontro.” J. Fonseca Filho

Instrumento de trabalho para quaisquer profissionais com nível universitário que se dediquem ao atendimento individual ou grupal de indivíduos tanto no nível preventivo quanto curativo.

“Nada podes ensinar a um homem, podes somente ajudá-lo a descobrir as coisas dentro de si mesmo.” Galileu

Neste contexto sua aplicação vem se tornando cada vez mais necessária e importante.

Pode ser utilizado para o desenvolvimento dos educadores de forma geral envolvendo professores, pais e equipe administrativa.

Neste âmbito pode adquirir um caráter preventivo ou curativo cuidando da saúde destes papeis e de suas relações com seus contra papeis.

Auxilia no processo de formação de grupos de alunos tanto para a constituição de classes como de equipes de trabalho.

Propõe um método pedagógico alinhado a moderna proposta de ensino ativo em que o conhecimento é trabalhado de dentro para fora em oposição à educação bancária.

Nas organizações governamentais ou não, com ou sem fins lucrativos, o psicodrama pode e tem dado grandes contribuições.

É de grande auxílio nos processos seletivos tanto em entrevistas individuais quanto em atividades grupais, fornecendo ao selecionador elementos teóricos que embasam suas escolhas.

Excelente instrumental para pesquisa de clima, intervenções ao nível das interrelações grupais, bem como para a formação e desenvolvimento de equipes.

Recurso inigualável para o desenvolvimento de papeis em qualquer nível.

Uma das principais metas de seu criador, J. L. Moreno, o psicodrama tem como foco central a saúde da humanidade. Propõe a revisão de padrões pré- estabelecidos que desconsideram o individuo e suas necessidades pessoais inserido em seu meio social. Propõe uma visão de homem, de mundo e sociedade em que a expressão livre de pensamentos e sentimentos ocorra em clima de respeito mútuo.​

“O homem é um ser cósmico; é mais do que um ser psicológico, biológico e natural. Pela limitação da responsabilidade do homem aos domínios psicológicos, sociais ou biológicos da vida, faz se dele um banido. Ou ele é também responsável por todo o universo, por todas as formas do ser e por todos os valores, ou sua responsabilidade não significa absolutamente nada.” Galileu

Sua utilização pode ser tão ampla quanto as necessidades que se apresentem em um mundo em constante transformação. Está aberta à espontaneidade criatividade do profissional que dele queira fazer uso.

“…se o subjetivismo é levado a sério, assume um caráter “quase objetivo”.J. L. Moreno

O posicionamento psicodramático frente a pesquisa cientifica é coerente com sua postura em relação a sua proposta metodológica de intervenção. Valoriza a aproximação dos fatos em si, “in situ”, sublinhando o constante pressuposto do contato imediato com a realidade, defendendo seu aproveitamento sem violentá-la. É precursor da pesquisa ação.

“…este método revolucionário se fundamenta em duas características essenciais e complementares: a primeira é que
o sujeito, objeto da experimentação, atue de maneira espontânea. Assim poderemos ver o que se passa em sua subjetividade em status nascendi, pois uma das características da ação é que enquanto atua, o indivíduo perde o controle sobre si mesmo, e torna se puro ato, permitindo ao diretor do experimento, chegar ao conhecimento direto do que está acontecendo em seu psiquismo…
A segunda condição que Moreno exige para a elaboração de um método é que todos os participantes do experimento sejam ao mesmo tempo sujeito da experimentação e experimentadores…” E. G. Martín