FEBRAP

sua função e sua história

A Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP) é uma sociedade civil, de direito privado, de caráter educativo, social, de saúde e científico cultural, sem fins lucrativos, fundada em 21 de agosto de 1976. A FEBRAP tem por finalidade a união das entidades brasileiras de Psicodrama que adotam como base comum a filosofia, a teoria e as práticas propostas por Jacob Levy Moreno, e sua atualização, em diálogo com novos estudos e pesquisas nos diversos campos do conhecimento humano.

Sua principal função é organizar e difundir os Princípios Gerais Normativos da formação em Psicodrama promovendo a divulgação do saber psicodramático desenvolvido por J.L. Moreno, e estimular a integração de profissionais por meio de suas instituições federadas, congressos, seminários, cursos e eventos. Além disso, propõe-se a manter o intercâmbio com outras entidades congêneres, municipais, estaduais, nacionais e internacionais.
A FEBRAP, que tem como sede a cidade de São Paulo, congrega escolas de formação de psicodramatistas em todo o Brasil, divididas entre as regiões de São Paulo (interior e capital), Centro Oeste, Norte-Nordeste, Sul e Sudeste. Para saber mais sobre a localização das escolas, acesse: febrap.org.br/federadas.
Os profissionais com formação em Psicodrama recebem, pela FEBRAP, o título de Psicodramatistas. O psicodramatista trabalha com pessoas e grupos nas áreas da saúde, psicologia, serviço social, educação e empresas. Pode também aperfeiçoar-se e tornar-se Professor(a) de Psicodrama, Supervisor(a) e Orientador(a) Científico. Estima-se que em todo o Brasil existem mais de 8 mil psicodramatistas.
Como contribuição à comunidade científica, a FEBRAP publica desde 1994 a Revista Brasileira de Psicodrama, em fascículos semestrais. Até 2013 a revista era impressa, atualmente está disponível em versão online. Acesse febrap.org.br/revista-cientifica

Outra contribuição da FEBRAP aos estudiosos do Psicodrama e áreas afins são os Congressos Brasileiros de Psicodrama, realizados a cada dois anos, em diferentes cidades e regiões do país. O 1º Congresso Brasileiro de Psicodrama aconteceu em 1978, na cidade de Serra Negra/SP. Os Congressos têm como finalidade aperfeiçoar o intercâmbio entre a comunidade científica brasileira e internacional, estimulando a reflexão e realização de trabalhos conjuntos em prol de melhores relações pessoais, sociais e profissionais. Acesse febrap.org.br/congresso-psicodrama/