Princípios Gerais Normativos

PRINCÍPIOS GERAIS NORMATIVOS DA FORMAÇÃO E TITULAÇÃO EM PSICODRAMA SEGUNDO A FEBRAP
(Versão Dezembro/2024 — com ANEXOS)

INTRODUÇÃO

A FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PSICODRAMA (FEBRAP) surgiu e reestrutura-se em decorrência de reflexões e debates do movimento psicodramático brasileiro para institucionalizar-se favorecendo a troca e o consequente desenvolvimento das propostas filosóficas, teóricas e práticas do psiquiatra romeno Jacob Levy Moreno (1889-1974), bem como de seus postulados socionômicos.
Para isso, torna-se necessário que se criem princípios de formação em psicodrama, norteados pela metodologia socionômica. Tais princípios validam-se à medida que contenham a pluralidade de vozes do movimento psicodramático brasileiro, permitindo que diferenças coexistam, respeitando-se a busca de autonomia na constante recriação da obra Moreniana, bem como das novas contribuições psicodramáticas.
Visando as trocas, aprofundamentos e atualizações, delinearam-se fundamentos comuns, prioridades e vertentes. É com esse espírito que a FEBRAP criou uma codificação mínima necessária aos processos de formação e titulação de Psicodramatistas através da consolidação dos presentes Princípios Gerais para os Cursos de Formação do Psicodramatista, do Psicodramatista Didata, do Psicodramatista Didata Psicoterapeuta de Aluno, do Psicodramatista Didata Supervisor e do Psicodramatista Didata Orientador, bem como define os papéis e competências de cada um desses profissionais.