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Princípios gerais normativos da formação e titulação em Psicodrama – versão compacta – dezembro/2021

 

Das Disposições Gerais
Denomina-se Curso de Formação do Psicodramatista o Projeto Educacional construído coletivamente a partir destes Princípios Gerais Normativos e reconhecidos pela FEBRAP, através de Fórum Gestor. Os Cursos terão por objetivo a formação e titulação de Psicodramatistas segundo níveis, através de um Projeto Educacional que tem como base comum a Abordagem Socionômica criada por J.L. Moreno.
São reconhecidos pela Federação Brasileira de Psicodrama os seguintes Cursos de Formação, considerando-se os focos: Psicoterápico, para médicos e psicólogos, e Socioeducacional, para profissionais de nível superior que trabalham com pessoas e grupos:
Nível I – Psicodramatista;
Nível II – Psicodramatista Didata e Psicodramatista Psicoterapeuta de Aluno;
Nível III – Psicodramatista Didata Supervisor e Psicodramatista Orientador de TCC.
Áreas do Projeto Educacional: Teórica, Metodológico-Técnica e Vivencial Prática.
Eixos do Projeto Educacional: Histórico-Filosófico; Científico-Metodológico-Técnico; Prático (arquitetura e ética das intervenções); Prevenção (visão Moreniana da saúde); Ensino (pedagogia moreniana), Pesquisa Metodologia Científica e Orientação de Monografia.
Núcleos Temáticos do Projeto Educacional: espaços curriculares (disciplinas) articulados em áreas que se traduzem em conceitos/princípios, compondo a matriz curricular (grade), com a explicitação do número de horas e docentes responsáveis.
*Cada escola organiza seu Projeto Pedagógico, conforme Quadros MATRIZ CURRICULAR – Níveis I, II e III e MATRIZ CURRICULAR BÁSICA.
Ensino à Distância: a partir do ano de 2022, os Cursos de Formação Níveis I, II e III poderão ser ministrados em até 80% de forma online, apenas contando como hora aula o formato síncrono. No caso de aulas híbridas (presenciais e online), o registro de frequência será feito individualmente, diferenciando alunos presentes e a distancia. As Federadas têm autonomia para a escolha das disciplinas mais adaptáveis a essa modalidade.
Chancela: é de responsabilidade de cada Federada a emissão de ceritificado de conclusão, tendo o prazo de 12 (doze) meses a partir da data de sua emissão para encaminhá-lo à FEBRAP. Ao receber o certificado, a FEBRAP realizará a conferência e a chancela do certificado. Após esse processo, encaminhará o mesmo para a respectiva federada, que deverá fazer a entrega ao aluno.
Alterações do Projeto Educacional: serão realizadas a qualquer tempo que se tornem necessárias, passando a valer apenas para os cursos iniciados após sua validação em Fórum e inclusão nos Princípios Normativos. Os princípios anteriores permanecem vigentes até aquela data. Serão permitidas adaptações curriculares em cursos que já estavam em andamento, desde que cumpridas as exigências mínimas. Casos omissos serão abordados direto com cada federada.

Do Projeto Educacional Nível I – Psicodramatista
Válido para cursos iniciados a partir de janeiro/2020, inclusas todas as alterações até as aprovadas pelo 52º Fórum Gestor em 23/11/2019.
Público alvo: graduados e graduandos do último ano do ensino superior, de todas as áreas acadêmicas.
*Os Cursos de Formação realizados em parcerias com Instituições de Ensino Superior são regidos pela normatização do Conselho Nacional de Educação – C.N.E., que prevê o ingresso apenas de graduados em Cursos de Especialização.
Mínimo de Horas: 480h, das quais devem ser destinadas 120h à supervisão e 60h à prática supervisionada. Não estão incluídas as horas de Orientação de Monografia e de Psicoterapia.
Supervisão: 120h, sendo ministrada por Psicodramatista Didata Supervisor e ocorrendo predominantemente em grupo.
Prática supervisionada: 60h, preferencialmente estendendo o atendimento à comunidade, desenvolvida nas Federadas e/ou em seu local de atividade profissional.
Docentes: as aulas teóricas deverão ser ministradas por Psicodramatista Didata e Psicodramatista Didata Supervisor com título registrado pela FEBRAP. No caso de atuação de outros profissionais, o mesmo deverá ser acompanhado por um dos titulados anteriormente citados.
Psicoterapia psicodramática para alunos: 80h extras, realizada por Psicodramatista Didata Terapeuta de Aluno – Foco Psicoterápico com título registrado pela FEBRAP, prevalecendo a forma grupal, ocorrendo simultaneamente ao desenvolvimento do curso.
TCC: elaborar Monografia, com a orientação de um Psicodramatista Didata Supervisor Orientador titulado pela FEBRAP. Trabalho individual teórico-metodológico e prático que reflita o processo da abordagem socionômica com a prática profissional do aluno, de acordo com o foco de formação escolhido. A escrita e formatação do trabalho deverão seguir as normas APA. A produção da monografia ocorrerá preferencialmente concomitante ao processo de supervisão, com horas específicas de trabalho individual e grupal. O trabalho deverá ser apresentado e aprovado por banca composta pelo Psicodramatista Didata Supervisor Orientador e por mais dois Psicodramatistas titulados: Didata Supervisor e/ou Didata.
Certificado: titulação de Psicodramatista nos focos Psicoterápico ou Socioeducacional ao aluno concluinte que cumprir as exigências desses Princípios Gerais Normativos da Formação e Titulação em Psicodrama, recebendo a chancela da FEBRAP.
Papel e Competências: O Psicodramatista estará apto a atuar no foco Psicoterápico ou Socioeducacional, nos seguintes papéis:
– Foco Psicoterápico:
Psicoterapeuta
– Foco Socioeducacional:
Educador e Terapeuta em diversas áreas de atuação como: saúde, comunidade, organizações e outros.

Do Projeto Educacional Nível II
Válido para cursos iniciados a partir de abril/2020, inclusas todas as alterações até as aprovadas pelo 53º Fórum Gestor em 06/03/2020.
A- Psicodramatista Didata
Pré-requisitos: Psicodramatistas titulados Nível I foco Psicoterápico ou Socioeducacional.
Mínimo de horas: 160h de teoria e prática, não estando aí incluídas as horas de psicoterapia obrigatória.
Disciplinas: 100h
– Estudo das bases filosóficas da Educação e Pedagogia Moreniana;
– Aprofundamento Teórico, filosófico e Metodológico da Socionomia;
– Ampliação da Compreensão dos Processos Grupais na Perspectiva Psicodramática.
*As referências bibliográficas deverão contemplar Jacob Moreno e autores contemporâneos nos diferentes campos de trabalho.
Prática em sala de aula no papel de professor: 12h, desenvolvida nas Federadas e/ou em outros locais de ensino, dentro da temática de Socionomia.
Supervisão: 48h, ministrada por Psicodramatista Didata Supervisor, predominantemente sob a forma grupal.
TCC: elaborar por escrito um trabalho que contemple o Planejamento, Execução e Processamento de uma aula, com a orientação e supervisão de um Psicodramatista Didata Supervisor e Orientador. A produção do TCC ocorrerá preferencialmente concomitante aos espaços curriculares de supervisão e disciplinas.
Docentes: Psicodramatista Didata e Psicodramatista Didata Supervisor com título registrado pela FEBRAP. No caso de atuação de outros profissionais, o mesmo deverá ser acompanhado por um dos titulados citados.
Psicoterapia psicodramática para alunos: 40h, Realizada por Psicodramatista Didata – Foco Psicoterápico ou Psicodramatista Didata e Psicoterapeuta de Aluno com título registrado pela FEBRAP, preferencialmente na forma grupal, ocorrendo simultaneamente ao desenvolvimento do curso.
Certificado: titulação de Psicodramatista Didata ao aluno concluinte que cumprir as exigências desses Princípios Gerais Normativos da Formação e Titulação em Psicodrama, recebendo a chancela da FEBRAP.
Papel e Competências: O Psicodramatista Didata, de acordo com sua titulação anterior, além das competências já descritas para o Psicodramatista, estará apto a atuar no foco Psicoterápico ou Socioeducacional, nos seguintes papéis:
-Planejar e realizar aulas de acordo com o método psicodramático de ensino, dominar a metodologia e integrar a teoria socionômica à prática.
-Realizar avaliação teórica e prática de cada módulo de ensino.
-Indicar bibliografia, estimular leitura e pesquisas qualitativas e quantitativas em saúde, educação e organizações.
Para bem cumprir esse papel, deverá:
-Ter domínio do conteúdo programático da disciplina a ser ministrada.
-Conhecer a matriz curricular e ementas do curso de formação.
-Participar de reuniões de professores, atividades científicas e culturais da área.
-Conhecer e cumprir o regulamento da federada e da FEBRAP.
-Manter-se atualizado e com ampla visão do contexto social, político e cultural no âmbito nacional e internacional.
B – Psicodramatista Psicoterapeuta de Aluno
Pré-requisitos: Psicólogos ou Médicos com formação em Psicodrama Nível I – Foco Psicoterápico, que já tenham cumprido todo o projeto educacional de formação Nível II como Psicodramatista Didata.
Mínimo de horas: 100h de prática e supervisão, não estando aí incluídas as horas de psicoterapia obrigatória.
Prática em atendimento clínico: 40h, das quais pelo menos 20h de atendimento de grupo, desenvolvida nas Federadas e/ou em seu local de atividade profissional.
Supervisão: 60h, predominantemente sob a forma grupal. Ministrada por Psicodramatista Didata Supervisor com formação Nível II Didata – Foco Psicoterápico ou Didata e Psicoterapeuta de Aluno, com título registrado pela FEBRAP.
Avaliação: Será realizada de forma contínua pela equipe formadora e supervisores que, ao final do curso, darão Parecer Final com aval para titulação.
Docentes: Psicodramatista Nível II Didata e Psicodramatista Nível III Didata Supervisor com título registrado pela FEBRAP. No caso de atuação de outros profissionais, o mesmo deverá ser acompanhado por um dos titulados citados.
Psicoterapia psicodramática para alunos: 20h, realizada por Psicodramatista Didata – Foco Psicoterápico ou Psicodramatista Didata e Psicoterapeuta de Aluno com título registrado pela FEBRAP, preferencialmente na forma grupal, ocorrendo simultaneamente ao desenvolvimento do curso.
Certificado: titulação de Psicodramatista Didata e Terapeuta de Aluno ao aluno concluinte que cumprir as exigências desses Princípios Gerais Normativos da Formação e Titulação em Psicodrama, recebendo a chancela da FEBRAP.
Papel e Competências: o Psicodramatista Didata e Terapeuta de Aluno, de acordo com sua titulação anterior, além das competências já descritas para o Psicodramatista Didata, estará apto a atuar no foco Psicoterápico no seguinte papel:
-Conduzir processos de psicoterapia psicodramática na forma individual, bipessoal ou em grupo para alunos do Nível I.
Para bem cumprir esse papel, deverá:
-Conhecer e cumprir o regulamento da federada e da FEBRAP.
-Manter-se atualizado e com ampla visão do contexto social, político e cultural no âmbito nacional e internacional.
-Seguir os princípios do código de ética do Conselho de Classe a que pertence.

Do Projeto Educacional Nível III
Válido para cursos iniciados a partir de janeiro/2022, inclusas todas as alterações até as aprovadas pelo 58º Fórum Gestor em 26/11/2021.
A- Psicodramatista Didata Supervisor
Pré-requisitos: Psicodramatistas titulados Nível II Didata para foco Socioeducacional e Nível II Didata e Terapeuta de Aluno para foco Psicoterápico.
Mínimo de horas: 60h de teoria e prática.
Disciplinas: 26h
-Manejo de grupo: 8h com grupo de supervisionados;
-Processamento teórico: 8h;
-Optativas 10h.
Prática: 14h de supervisão com método psicodramático, desenvolvida nas Federadas e/ou em seu local de atividade profissional.
Docentes: Psicodramatista Didata e Psicodramatista Didata Supervisor com título registrado pela FEBRAP. No caso de atuação de outros profissionais, o mesmo deverá ser acompanhado por um dos titulados citados.
Supervisão – Processamento Teórico: 20h, ministrada por Psicodramatista Didata Supervisor, ocorrendo predominantemente sob a forma grupal.
TCC (Avaliação): relato e processamento de duas supervisões no foco pretendido, com a orientação e supervisão de um Psicodramatista Didata Supervisor.
Psicoterapia psicodramática para aluno: não há número de horas estabelecido; recomendada a continuidade do processo psicoterápico psicodramático.
Certificado: titulação de Psicodramatista Didata Supervisor, no foco Psicoterápico ou Socioeducacional, ao candidato concluinte que cumprir as exigências desses Princípios Gerais da Formação e Titulação em Psicodrama recebendo a chancela da FEBRAP.
Papel e Competências: o Psicodramatista Didata Supervisor, além das competências já descritas para o Nível II, estará apto a atuar no foco Psicoterápico ou Socioeducacional nos seguintes papéis:
-Planejar e realizar supervisões de acordo com o método psicodramático de ensino, dominar a metodologia e integrar a teoria socionômica à prática.
-Realizar role playing do futuro papel de supervisionandos.
-Avaliar o desempenho de supervisionandos e realizar intervenções quando necessário.
Para bem cumprir esse papel, deverá:
-Ter experiência comprovada de trabalho com Psicodrama e em ser supervisionado.
-Ter produção e publicação de textos científicos contínuos.
-Ter o papel de Psicodramatista Didata bem desenvolvido.
-Valorizar e incluir o processamento teórico nas supervisões.
B – Psicodramatista Didata Orientador
Pré-requisitos: Psicodramatistas titulados Nível II Didata para foco Socioeducacional e Nível II Didata e Terapeuta de Aluno para foco Psicoterápico.
Mínimo de horas: 60h de teoria e prática.
Disciplinas: 26h
-Metodologia Científica 8h;
-Normas APA 8h;
-Optativas 10h.
Prática: 14h de orientação ou co-orientação de TCC de no mínimo um aluno de curso de formação em psicodrama, pós-graduação ou graduação, com a temática da Socionomia.
Docentes: Psicodramatista Didata, Psicodramatista Didata Supervisor e Psicodramatista Didata Orientador com título registrado pela FEBRAP. No caso de atuação de outros profissionais, o mesmo deverá ser acompanhado por um dos titulados citados.
Supervisão – Processamento Teórico: 20h, ministrada por Psicodramatista Didata Supervisor, ocorrendo predominantemente sob a forma grupal.
TCC (Avaliação): relato e processamento de orientação no foco pretendido, com a orientação e supervisão de um Psicodramatista Didata Orientador.
Psicoterapia psicodramática para aluno: não há número de horas estabelecido; recomendada a continuidade do processo psicoterápico psicodramático.
Certificado: titulação de Psicodramatista Didata Orientador, no foco Psicoterápico ou Socioeducacional, ao aluno concluinte que cumprir as exigências desses Princípios Gerais da Formação e Titulação em Psicodrama, recebendo a chancela da FEBRAP.
Papel e Competências: o Psicodramatista Didata Orientador, além das competências já descritas para o Nível II, estará apto a atuar no foco Psicoterápico ou Socioeducacional nos seguintes papéis:
– Acompanhar e orientar os trabalhos de conclusão de curso dos três níveis.
-Orientar supervisionandos na Metodologia do Trabalho Científico de acordo com as normas definidas pela FEBRAP.
-Estimular e desenvolver no orientando a capacidade de realizar pesquisas e produzir textos científicos.
Para bem cumprir esse papel, deverá:
-Ter o papel de Psicodramatista Didata bem desenvolvido.
-Ter produção e publicação de textos científicos contínuos.

São Paulo, dezembro de 2021.
Diretoria de Ensino e Ciência
Gestão 2021/2022