Mercado de trabalho para Psicodrama

O psicodramatista é um profissional que trabalha com pessoas, seus problemas e suas interações. Seja individualmente ou em grupos, o papel do especialista em Psicodrama é auxiliar o indivíduo a desenvolver autoconhecimento e autoestima. Dessa forma, o mercado de trabalho para Psicodrama tem a amplitude das relações humanas. Ou seja, onde houver um indivíduo ou grupo com dificuldade, em situação de conflito ou buscando motivação, caberá o Psicodrama.

É um trabalho que objetiva estimular o crescimento individual e coletivo, a partir do foco em uma situação específica. Ver-se através da própria perspectiva, como em um espelho, e pelos olhos das outras pessoas envolvidas em suas relações. Por outro lado, colocar-se no lugar do outro e observar suas ações através de um novo ângulo. Enfim, reconhecer suas atuações no meio social, com o objetivo de reconstituir uma identidade dissipada nos vários papeis auto criados.

Mercado de trabalho para Psicodrama

A partir dessas colocações, consegue-se mensurar a dimensão das possibilidades do mercado de trabalho para Psicodrama. Qualquer situação onde exista dificuldade de desempenho ou prejuízo nos relacionamentos se beneficiará com a aplicação da metodologia.

A atuação de um psicodramatista não se restringe aos consultórios. Muito além da esfera clínica, esse profissional pode atuar nas escolas, nas organizações, na área de saúde, esportiva e nas organizações sociais.

Enfoque psicoterapêutico

A aplicação em clínicas, de forma individual, constitui uma das técnicas mais rápidas e eficientes de terapia. Pode-se teatralizar o tempo presente ou ressignificar situações antigas, trazendo à tona cenas do passado. Dessa forma, são solucionados ou abrandados diversos problemas de relacionamento entre casais e nas relações familiares.

Além disso, promove o resgate da autoestima e da qualidade de vida de deficientes físicos, pessoas com transtornos mentais e dependentes químicos.

Enfoque socioeducacional

Nas escolas, o Psicodrama é amplamente utilizado nas relações com as famílias, nas reuniões pedagógicas e na qualificação de professores. Com as crianças e jovens, o trabalho se dá sobre as relações, vínculos e situações de rejeição e discriminação.

Há também um vasto campo nas unidades hospitalares, na medicina preventiva, nas equipes esportivas e nos núcleos de atenção psicossocial. Aqui se inclui o treinamento e a qualificação de profissionais da saúde ligados ao atendimento da família.

Enfoque organizacional

Inúmeras empresas privadas e órgãos públicos, especificamente prefeituras, utilizam a metodologia na promoção de uma melhor integração das equipes.  Processos de seleção, treinamentos e projetos de criação são outras eficazes aplicações do Psicodrama nos ambientes de trabalho. 

O Psicodrama induz ao desabrochar da espontaneidade e da criatividade em tempos de engessamento da personalidade e auto repressão. Como terapia focada no autoconhecimento é, cada vez mais, aceita e reconhecida como meio de alívio das tensões e conflitos.

O mercado de trabalho para Psicodrama se amplia com a busca do ser humano por melhor qualidade de vida e apaziguamento nas relações. Conheça, no site da FEBRAP, as Escolas Federadas que oferecem os melhores cursos de especialização em Psicodrama e amplifique as oportunidades em sua área de atuação.