5 razões para fazer especialização em Psicodrama

Por que a preocupação em mostrar os benefícios de uma especialização em Psicodrama? Sem dúvida, para auxiliar pessoas que, como você, vivem o dilema de escolher as diretrizes da carreira profissional para o futuro. As pessoas hoje enfrentam um mercado de trabalho que reflete a evolução frenética das atividades humanas.  Situações onde a imposição de um aperfeiçoamento contínuo convive com a imperiosa rotina de produtividade na profissão escolhida.

Definir os rumos e tomar decisões nesse ambiente de amplas possibilidades requer uma pesquisa detalhada e consciente das opções disponíveis. Nesse contexto, a responsabilidade de um profissional que trabalha com o ser humano e suas emoções é ainda maior.

Por que escolher o Psicodrama?

O psicodrama é uma metodologia profunda e transformadora. Trata-se de um instrumento de apoio ao diagnóstico, prevenção e tratamento de distúrbios mentais. Também é uma ferramenta poderosa para o trabalho nos grupos e nas relações. E, ainda, um meio altamente eficaz para a resolução de conflitos.

Por que fazer uma especialização em Psicodrama?

1 – Autoconhecimento

O Psicodrama estimula a percepção dos sentimentos e do outro, a espontaneidade, a empatia e o foco objetivo em uma determinada situação. Dessa maneira, as histórias de vida são trabalhadas e as várias máscaras são reconhecidas e retiradas. Na trajetória, o indivíduo se descobre e realoca suas relações no devido lugar. Durante o curso, o aluno vivencia o método, as técnicas e práticas, extraindo como bônus o próprio autoconhecimento.

2 – Aplicabilidade

O profissional, ao intervir utilizando-se dos conceitos, métodos e técnicas psicodramáticas, cria condições para uma transformação consciente do indivíduo. A metodologia investiga e intervém em seus papeis, vínculos e interações interpessoais, seja no grupo ou individualmente. Por todos esses motivos, o Psicodrama pode ser utilizado amplamente em qualquer situação onde existam problemas psicológicos ou de relacionamentos.

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER:

Psicodrama e Sociodrama: diferenças x benefícios
Saiba como escolher uma escola de Psicodrama no Brasil
Não acredite em tudo o que você ouviu sobre estudar Psicodrama
O que faz um Psicodramatista na prática?

Campo da saúde – o Psicodrama Psicoterapêutico

Para quem opta pelo atendimento clínico, a especialização em Psicodrama contribui para amplificar os resultados dos tratamentos.

Campo da educação – o Psicodrama no ambiente escolar

O trabalho com crianças e adolescentes possui características próprias, pois eles possuem mais espontaneidade e criatividade, bases do Psicodrama. Dessa forma, a aplicação do método alcança um nível bastante elevado de eficácia na aprendizagem e na resolução de conflitos.

Campo das organizações – empresas

Os grupos hierárquicos empresariais constituem laboratórios fecundos para a aplicação da metodologia. O Psicodrama fortalece a capacidade do indivíduo e enfatiza sua visão transformadora sobre si mesmo, suas redes vinculares e interativas.

Campo dos projetos sociais – Governo e ONGs

Com uma abordagem de construção contínua, o Psicodrama é um potente instrumento de investigação e transformação social.

Jornada Online FEBRAP

3 – Versatilidade

Por seu caráter interdisciplinar, que viabiliza o processo criativo, o Psicodrama pode dar uma significativa contribuição a todo tipo de ações terapêuticas, nos mais variados ambientes e espaços de atuação profissional.

4 – Simplicidade e naturalidade

A prática psicodramática utiliza técnicas do teatro e herda sua informalidade e inclinação para a leveza e a descontração.

5 – Eficácia

O Psicodrama, além de metodologia e filosofia, é uma prática psicológica humanista altamente eficaz de diagnóstico e tratamento. Sua aplicação nunca é desperdiçada, pois de qualquer forma ocorrem mudanças de atitude, de percepções e de qualidade de vida no indivíduo e nos grupos.

Quer estar fortalecido para atuar profissionalmente promovendo transformações? Visite nosso site, conheça nossas federadas e dê o primeiro passo para começar a sua especialização em Psicodrama.