Saiba como escolher uma escola de Psicodrama no Brasil

Você está buscando aperfeiçoamento profissional e se depara com o Psicodrama. Encontra uma metodologia que utiliza a ação como instrumento do autoconhecimento e construção da consciência. Descobre que foi criada por Jacob Levy Moreno (1889-1974) e que utiliza a ação dramática para estimular a investigação reflexiva nas relações interpessoais. Conhece os resultados de sua aplicação, especialmente em grupos, e observa surgir daí um desenvolvimento e uma aprendizagem de alto impacto, expandindo os recursos individuais. Entende que o Psicodrama trabalha com o ser humano de forma transformadora, promovendo o resgate da criatividade e da espontaneidade, que são suas bases principais. Percebe que, ao assumir uma personagem, o indivíduo vivencia as situações sob novos ângulos, compreendendo o sentimento dos outros e assumindo a responsabilidade sobre si mesmo. Identifica que, no final, a liberação emocional provoca mudanças de atitudes e transformações em todos os aspectos da vida do participante.

Pronto. Você foi fisgado pelo Psicodrama!

O Psicodrama, além de ser uma metodologia transformadora e um método claro e objetivo de trabalho, não possui nenhuma restrição em sua aplicação. Pode ser utilizado para qualquer idade e em qualquer espaço, e nas mais diversas áreas onde o indivíduo tenha interações com outras pessoas.

Vem sendo amplamente empregado em empresas, escolas, clínicas, treinamentos, capacitação e solução de crises em ambientes sócio educacionais. Tendo como base a ação dramática, constitui uma poderosa ferramenta para trabalhar as relações, revelar e resolver dificuldades e conflitos, através da empatia e do autoconhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER:

>> Não acredite em tudo o que você ouviu sobre estudar Psicodrama
>> O que faz um Psicodramatista na prática?
>> O que é Psicodrama e porque você deveria estudar ainda neste ano

Como escolher uma escola de Psicodrama no Brasil?

Certo. Você se encantou com o Psicodrama e quer muito investir em um curso que proporcione instrumental teórico e prático para o desenvolvimento do seu trabalho. Agora, o dilema é encontrar uma escola que realmente propicie a formação que você procura.

Por sorte, o Psicodrama é uma das poucas linhas da psicologia que constituiu, há 43 anos, uma federação brasileira forte, com a finalidade de unir as escolas que possuem como base comum a filosofia, a teoria e as práticas propostas por Jacob Levy Moreno.

ATENÇÃO!

Um dos critérios para orientar sua busca é que a instituição seja filiada à FEBRAP – Federação Brasileira de Psicodrama. A FEBRAP estabelece princípios gerais normativos para a formação de alunos e critérios para a validação da titulação do novo profissional:

  • Para que uma escola seja associada, deve passar por critérios estabelecidos pela federação, apresentando documentação de sua constituição legal.
  • Seu currículo mínimo deve contemplar 420 horas, compreendendo horas teóricas baseadas na obra de Moreno e trabalho prático supervisionado.
  • O corpo docente deve ser constituído por professores psicodramatistas reconhecidos por sua formação.

Todo este cuidado visa oferecer a você uma formação sólida, séria e comprometida com a saúde individual e social, baseada em princípios teóricos, filosóficos e éticos.

A FEBRAP atualmente congrega 28 escolas distribuídas nas regiões do Brasil. Então, é provável que você encontre uma próxima de sua cidade ou estado. 

Procure a FEBRAP! Nós estamos preparados para informar e orientar você a se tornar um psicodramatista e ajudar a transformar o mundo!