Por que o psicodrama é importante?

No mundo pós-moderno, conturbado e frenético, as pessoas estão constantemente esquecidas de si mesmas, suas necessidades, desejos e relações. No ambiente profissional, onde passam a maior parte do tempo, e em suas casas, perdem seus potenciais emocionais e criativos. Na correria do dia a dia, enlouquecem na criação de papeis adequados para a conquista do sucesso ou da sobrevivência. Dessa forma, não conseguem explorar suas luzes e sombras, e, assim, vêm desaparecer a espontaneidade e a criatividade. E é nesse momento que descobrem por que o Psicodrama é importante.

Ao entregar a outros o poder de escrever o roteiro de sua vida, o ser humano deixa de ser autor e ator no seu próprio drama. E em alguma parte desse percurso, surge a necessidade de encontrar ajuda para restabelecer o equilíbrio pessoal e nas relações. É aí que entram as terapias e suas intervenções.

O que é a metodologia e por que o Psicodrama é importante?

O Psicodrama é a utilização da ação dramática para facilitar o contato com as próprias emoções. Liberando potenciais inibidos durante a experiência de vida, expõe motivações, dificuldades e conflitos que o indivíduo carrega em seu interior. O teatro e suas possibilidades abrem caminho para que os bloqueios se rompam e se construa uma nova percepção de si mesmo.

Como em toda terapia, é fundamental se perguntar por que o Psicodrama é importante. Porque é um processo de autoconhecimento. A terapia visa eliminar as barreiras que impedem o crescimento e a felicidade. O Psicodrama permite desapegar de papeis que não refletem a essência do indivíduo, e buscar aqueles que lhe são próprios. 

O Psicodrama é uma ferramenta poderosa que permite a investigação reflexiva sobre si mesmo, o outro e o mundo. Com auxílio de técnicas adequadas e um bom diretor, o indivíduo é envolvido na encenação, de forma espontânea e criativa. Assim, descobre novas maneiras de agir ou reagir em certas situações, compreendendo seus problemas e limitações sob outra perspectiva.

Você pode gostar de ler também:
Mercado de trabalho para Psicodrama
5 razões para fazer especialização em Psicodrama
Psicodrama e Sociodrama: diferenças x benefícios
Saiba como escolher uma escola de Psicodrama no Brasil

O Psicodrama é importante porque se baseia na empatia

O Psicodrama pode ser desenvolvido individualmente, mas essencialmente é uma metodologia que foca nas relações interpessoais. Moreno, o criador do Psicodrama, descreve como o ser humano constrói suas relações com o mundo, utilizando papeis sociais. Segundo ele, esses relacionamentos dependem das interações do indivíduo com as outras pessoas.

Ao teatralizar cenas de conflito, dificuldade ou sofrimento, o participante vivencia a mesma situação sob várias óticas. Isso possibilita uma nova compreensão de si mesmo e das relações com os demais envolvidos. Dessa forma, assume a responsabilidade por seus comportamentos, suas motivações e pela sua própria vida.

Em um grupo, é evidente que todos os integrantes viverão a mesma experiência, refletindo em crescimento pessoal e coletivo. O Psicodrama é eficaz porque faz reviver em cada um a espontaneidade, a criatividade e a empatia. Funciona, então, como efetivo agente transformador do indivíduo e do grupo.

A FEBRAP é a entidade que centraliza as melhores escolas de Psicodrama do país. Saiba por que o Psicodrama é importante visitando nosso site.

Inscreva-se gratuitamente aqui!

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/febrap/www/wp-includes/functions.php on line 4552

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/febrap/www/wp-includes/functions.php on line 4552