Benefícios do Psicodrama Organizacional nas empresas

Trabalhar em empresas é mais do que desenvolver tarefas. Há todo um universo de relações, pressões e, repetidas vezes, competitividade. Da mesma maneira, as pessoas enfrentam situações de estresse e conflitos em suas vidas pessoais. Isso também reflete no ambiente de trabalho. No final, o desgaste mental e emocional passa a gerar crise nas relações e queda na produtividade. As organizações podem resolver e prevenir tudo isso usando o Psicodrama. Os benefícios do Psicodrama Organizacional para participantes e empresa passam pela recuperação da espontaneidade e do poder criativo individual. Afinal, criatividade é recurso fundamental para a solução de problemas.

Benefícios do Psicodrama Organizacional na seleção de pessoas

As técnicas psicodramáticas, em especial os jogos de papéis, criam situações que exploram a vivência de forma espontânea. As atuações podem ser usadas pela empresa para obter o resultado esperado, evitando escolhas inadequadas e desperdício de recursos. Para isso, o Psicodrama:

  1. Fornece instrumentos que auxiliam no processo de Recrutamento e Seleção, para que este seja efetivo;
  2. Possibilita uma melhor leitura do candidato, por meio de análise da dramatização de situações específicas;
  3. Favorece escolhas adequadas e assertivas, agregando profissionais que acrescentem valores à organização.

Benefícios do Psicodrama Organizacional na resolução de conflitos

A dramatização potencializa a capacidade de mudança do grupo, efetivando sua transformação. Ao estimular o ato espontâneo, o Psicodrama revela a percepção individual sobre os conflitos do grupo, estimulando a discussão compartilhada. Com isso, é possível:

  1. Identificar e desmistificar algumas condutas profissionais, estimulando a diversidade;
  2. Vivenciar e analisar o trabalho conjunto, dentro de um ambiente acompanhado e aquecido;
  3. Desenvolver as habilidades interpessoais dos participantes, focando no grupo e na melhoria da relação entre os indivíduos;
  4. Permitir a cada participante a observação dos próprios comportamentos e sentimentos e mudanças necessárias em seus processos de relação.

Benefícios do Psicodrama Organizacional no desenvolvimento de equipes

O foco do Psicodrama é a vivência, não a representação em si. Através do método, consegue-se resgatar a espontaneidade-criatividade individual e do grupo. Liberar a ação criativa propicia obter clareza de respostas, com a elaboração de propostas de soluções inovadoras. Ao abordar questões específicas do trabalho, o Psicodrama permite:

  1. Construir posturas de liderança, com a liberação dos recursos individuais e novas maneiras de atuar no grupo;
  2. Melhorar a comunicação dentro da equipe e o relacionamento com clientes, favorecendo o crescimento profissional e o desempenho;
  3. Alcançar um alto nível de produtividade e qualidade, transformando o grupo em uma equipe colaborativa que busca objetivos corporativos comuns.

Os benefícios do Psicodrama Organizacional se completam com o baixo custo e velocidade com que os resultados são alcançados. De fato, muitas vezes uma única sessão pode clarear novos caminhos para velhos problemas.

Conheça mais sobre Psicodrama! Acompanhe o portal da FEBRAP, fique por dentro das novidades e escolha um dos cursos de nossas escolas federadas.