O que é o Psicodrama para a Psicologia?

Por sua vocação para o autoconhecimento e a investigação reflexiva das relações interpessoais, o Psicodrama nasceu para ser uma terapia. Como tal, elimina os bloqueios, reconhecendo e substituindo papeis, que não pertencem ao indivíduo, por uma nova percepção de si mesmo. Na trajetória, libera os potenciais individuais que estavam escondidos e permite o avanço pelo caminho do crescimento e do encontro consigo mesmo. Por outro lado, a Psicologia estuda os processos mentais e de comportamento do indivíduo e suas interações sociais. Tem como objetivo diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios emocionais e doenças mentais. Dessa maneira, o Psicodrama para a Psicologia é, então, a melhor ferramenta para atingir resultados com rapidez e eficiência.

A inadequação do paciente à sua própria realidade reflete em suas motivações e dificuldades, acarretando conflitos e provocando adoecimentos. O Psicodrama acrescenta alegria e leveza ao processo terapêutico, através das suas técnicas baseadas na ação dramática. 

O resgate da criatividade e da espontaneidade

Utilizando a descontração e jovialidade do teatro espontâneo e aplicando técnicas adequadas, um terapeuta bem treinado desperta envolvimento e participação. Seja em um processo individual ou em grupo, a encenação é um convite para uma brincadeira de faz de conta. Portanto, trazer o Psicodrama para a Psicologia é recorrer ao lúdico, com domínio e responsabilidade.

Assim, vestindo novos personagens ou trocando de papeis, com a ação dramática atuando sobre o enredo original, a transformação acontece. Com um novo olhar sobre as situações, o indivíduo percebe seus problemas e limitações e descobre diferentes formas de agir.

LEIA MAIS:
Qual é o significado de Psicodrama, Psicodramatista e Psicodramático?
Por que o psicodrama é importante?
Mercado de trabalho para Psicodrama

A entrega ao momento presente, vivenciado teatralmente, rompe bloqueios e resistências, libertando para a ação criativa e a atuação espontânea. Dessa forma, entrando em contato com emoções tão profundas, o participante se redescobre e cresce em poder sobre si mesmo.

Os benefícios do Psicodrama para a Psicologia

A Psicologia trata os sofrimentos emocionais que estão aprisionados no interior do paciente, causando doenças psicológicas, mentais e físicas. O Psicodrama provoca, neste indivíduo, uma revisão dos valores, crenças, conceitos e atitudes. A metodologia atua sobre a autoestima, as relações afetivas, o comportamento e interações sociais.

O valor do Psicodrama para a Psicologia está, então, na restauração da confiança em si mesmo e nos relacionamentos. Encontramos os frutos dessa associação na aquisição de bem estar, de crescimento individual e na resolução de conflitos nos grupos. O Psicodrama diminui o peso do tratamento terapêutico e promove transformações permanentes. 

Visite o site da FEBRAP e conheça o Psicodrama em uma de nossas escolas federadas. Domine suas técnicas e agregue valor à sua atuação profissional, tornando-se um psicodramatista.